Sobre o jornalismo

Há algum tempo que eu não refletia sobre o jornalismo. Talvez por minha situação de freelancer, talvez por minha desilusão com o mercado, não sei ao certo. O fato é que um jornalista, atuante ou não, nunca deve deixar de refletir sobre sua profissão. Fui levada à reflexão por um seminário promovido pelo Banco do Brasil (quem diria, há poucos dias eu pretendia jogar uma bomba na minha agência!).

O seminário começou com uma peça de teatro. Mas não era uma encenação amadora e entendiante, muito menos entretenimento puro e simples. A peça Doze homens e uma sentença é uma adaptação do clássico filme homônimo (no original 12 Angry Men), que já teve duas versões, uma em 1957, outra em 1997. O clássico americano encenado no palco está em cartaz em São Paulo e eu tive o privilégio de assistir. Já tinha visto uma parte do filme e notei que foi revivido com brilhantismo pelo elenco brasileiro.

A história é sobre a discussão de um corpo de jurados formado por 12 homens. Eles se reúnem para discutir se um jovem de 16 anos, acusado de matar o pai como um faca cravada no peito é culpado ou inocente. A peça toda se passa dentro da sala de júri. Na primeira votação apenas um jurado acredita na inocência do garoto. Ele não tem certeza e é essa a questão: a dúvida razoável. Dúvida razoável é um termo jurídico. Um réu só pode ser condenado, e no caso da peça, levado à cadeira elétrica, se não houver nenhuma dúvida sobre sua culpa. Se houver dúvida ele deve ser inocentado.

Ocorre que à primeira vista todos os fatos levam a crer que o jovem é culpado. Mas uma análise mais cuidadosa, sem julgamentos preconceituosos. levanta dúvidas razoáveis. Um jurado tem pela frente a missão de convencer outros 11 homens de que talvez o réu seja inocente. Não vou contar o fim porque vale a pena assitir ao filme.

Pensei sobre o motivo da escolha daquela peça para um encontro entre jornalistas. Minha dúvida foi logo respondida pelo brilhante jornalista, escritor e professor Alberto Dines. A conclusão de Dines fica para o post de amanhã!

Comente aqui

