Cheiros do mundo

Hoje, caminhando pelas ruas de Dublin em direção ao centro da cidade, tive uma memória olfativa deliciosa! Um cheiro de chiclete de tuti-fruti que me levou direto a uma infância feliz e colorida. Não era ping-pong, nem babalu (bubballo)… Não consegui encontrar o nome do dito cujo nos arquivos do meu cérebro, mas aquele cheiro é inesquecível. E era o mesmo, exatamente o mesmo do chiclete de mais de 25 anos atrás, no Brasil. 

O cheirinho de chiclete de tuti-fruti me deixou feliz. Comecei a rir sozinha pela rua. Isso é o que chamo de memoria olfativa, quando um cheiro desperta todas as sensações que foram arquivadas com ele.

Fiquei feliz em saber que os cheiros não mudam de um continente para outro. Isso quer dizer que outras lembranças podem voltar!

Entre os cinco sentidos humanos (seis, no caso das mulheres!), o mais forte é o olfato. Podemos esquecer o rosto daquela pessoa que vimos poucas vezes, esquecer coisas que nos disseram um dia. Às vezes quase nos esquecemos do gosto daquela comida, da textura da roupa. Mas o cheiro? Esse não se perde jamais.

É como o perfume de massa de modelar e giz de cera. Leva-me direto para a sala de aula da pré-escola, as mesas distribuídas em círculo e aquela barulheira de crianças falando ao mesmo tempo. Esse faz tempo que não sinto.

O cheiro de protetor solar, aquele Sundown mais baratinho, me leva á praia, mas não à praia de baladas e cerveja gelada. O Sundown me leva para a praia de quando eu era criança, com baldinhos e castelos de areia.

Cheiro de feijão no fogo lembra minha mãe. E parece que até ouço o ruído da panela de pressão, quando vem o aroma… shhh! shhh! shhh!

E ainda tem aquele perfume, todo mundo tem um na memoria, que traz de volta em instantes o abraço do amor antigo.

Cheiros trazem sentimentos. Saudades, amor, tristeza, felicidade.

Cheiro de terra molhada, cheiro de vela, cheiro de maresia, cheiro de pão no forno…

Cheiro de vida e de boas histórias pra contar!

Comente aqui

