Livre?

Essa semana li um artigo instigante sobre liberdade. Questionava que liberdade é essa que nos permite apenas escolher o bem. Fiquei pensando sobre o quanto as pessoas anseiam por liberdade e quando ela chega, não sabem o que fazer com ela.

Mas o que é liberdade? Para um adolescente é um fim de semana em casa sem os pais. Para uma criança é escolher sozinha qual roupa vai vestir. Para um operário pode ser escolher o horário em que vai trabalhar. Para o namorado liberdade é tomar uma cerveja com os amigos sem ninguém pegando no pé. Para a mulher é ser independente financeira e emocionalmente. Para um casal de velhinhos liberdade é ir até a padaria sem precisar da ajuda de ninguém.

Aquele conceito da estrada e dos cabelos ao vento não vale para todos. É apenas mais uma construção publicitária.

Porque a definição de liberdade muda. Antes de lutar por ela e fazer nossas próprias escolhas precisamos definir o que é liberdade para nós mesmos.

Pelo menos para mim, esse conceito já mudou tanto que é difícil dizer se eu realmente já fui livre um dia.

Hoje, a minha definição de liberdade passa pelo perfeccionismo e pela autocobrança. Serei livre quando aprender a não exigir tanto de mim mesma.

3 Comentários on “Livre?”

  1. […] há algum tempo sobre liberdade. Escrevi que seria livre quando passasse a não exigir tanto de mim mesma. Acho que eu estava, era […]

  2. […] ver seja apenas medo. Medo de buscar a liberdade outra vez e não saber o que fazer com […]

  3. […] ver seja apenas medo. Medo de buscar a liberdade outra vez e não saber o que fazer com […]


Comente aqui

