Quando é hora de voltar…

287

Prometi esse post para uma amiga brasileira que decidiu ir embora.

O objetivo era publicar antes da sua partida e meses depois de ela ter voltado ao Brasil, o texto continuava na pasta rascunhos.

Seria minha indecisão inconsciente sobre a minha própria volta que me impedia de escrever?

E por que é tão difícil voltar? Por que é tão difícil tomar essa decisão, se voltar ao Brasil também significa voltar para a família, para os amigos, para a nossa gente?

Porque não dá pra deixar um lugar onde os caixas eletrônicos ficam na rua e você pode sacar dinheiro à noite sem temer pela sua vida.

É difícil deixar um lugar onde 95% dos passageiros dizem obrigado para o motorista do ônibus ao descer.

Aliás, é difícil deixar um lugar onde o transporte público é tão bom que você não sente necessidade de ter um carro.

Não é fácil abandonar esse povo que pede desculpas pelo mais sutil dos esbarrões, mesmo quando a culpa foi sua.

É penoso deixar um lugar onde você ganha como faxineiro, o mesmo salário que ganharia em seu país com seu diploma, pós ou mestrado.

É difícil ir embora sabendo que em seu país seu salário de diplomado não lhe garante a mesma qualidade de vida que você tem aqui trabalhando como um atendente de loja.

É difícil dizer quando é hora de voltar porque viajar está o tempo todo ao alcance de todos.

É triste deixar esse mix de culturas, línguas, nacionalidades e amizades.

Também dói deixar tantas pints de Guinness pra trás…

Então quando é hora de voltar?

Pra mim pode ser agora. Pra minha amiga foi há dois meses. Pra outros pode ser nunca mais.

Porém não pense que a vida aqui é uma maravilha só! A Irlanda tem sim seus problemas e não sãos poucos…

A vida aqui não é fácil. É que apesar de dura, é justa.

Por isso é tão difícil voltar a um país onde sabemos que a vida pode ser tão dura quando injusta.

2 Comentários on “Quando é hora de voltar…”

  1. Karol disse:

    Amiga, vc conseguiu expressar exatamente minhas dúvidas e angústias nessa decisão da minha volta há quase 2 meses atrás!! Não foi nada fácil e continua sendo difícil saber que talvez eu não volte pra Irlanda, e não porque essa ilha seja perfeita, nenhum lugar no mundo é perfeito, mas porque as pessoas são mais educadas em muitas situações do dia-a-dia, porque a segurança é maior, e a injustiça social é menor! Enfim o Brasil também tem muitas coisas boas que eu consigo enxergar melhor agora nessa volta, dou mais valor ao meu país e apesar de tudo ainda amo muito morar aqui :)))

  2. elainenunes disse:

    Karol!! Que bom que vc consegue enxergar melhor coisas boas no Brasil n… Tomara que isso acontea com todos ns!! 🙂


Comente aqui

